Projetos da turma...


Projeto «Crescer a Brincar» - O projecto "Crescer a Brincar" visa o ajustamento psicológico das crianças que frequentam o 1º ciclo do ensino básico, através do reforço dos factores de protecção e da redução dos factores de risco para o seu bem-estar psicológico e social.
Promovido através do departamento de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Famalicão, este programa tem como principais objectivos a prevenção de factores de risco e promoção de factores de protecção, para além de contribuir para a sua formação social e psicológica.
Para o quarto ano de escolaridade, será trabalhado o manual - Eu Decido! Resolução de problemas e tomada de decisões.
"...a emoção é essencial para a formação dos cidadãos. As emoções também são conhecimento."
por
António Damásio. Se a escola dos nossos dias não valorizar as variáveis socioafectivas, estará a ser negligente na tarefa de preparar as crianças para se moverem adaptativamente na sociedade. A qualidade de vida da criança não depende apenas dos conhecimentos cognitivos, mas também da sua capacidade em lidar adaptativamente com o seu mundo interno (emoção, cognição, motivação).

Eu decido!


  • Organizado para a promoção das competências de resolução de problemas e de tomada de decisões;
  • Integra de uma forma sistemática e simples as várias dimensões envolvidas no processo de resolução de problemas e tomada de decisões.
  • Constituído por jogos e histórias em Banda Desenhada.
  • Um instrumento precioso para a alfabetização emocional.
  • Divertido e atraente para crianças e adultos.


    Projeto «Litteratus» - O projeto Litteratus, é um projeto que será implementado no quarto ano de escolaridade. Dando cumprimento às opções estratégicas estabelecidas no plano de acção para a melhoria, no sentido de adequar as práticas pedagógicas às necessidades dos alunos, o Agrupamento de Escolas de Ribeirão, aderiu a este projecto que conta com a coordenação científica de técnicos de Psicologia da Universidade do Minho. O projecto potencia as capacidades humanas e cria condições para desempenhos de excelência, surgindo a sua implementação da necessidade em dar resposta às dificuldades dos nossos alunos no uso da língua materna, aumentar o nível de literacia e contribuir para melhorar os resultados na área da Língua Portuguesa. As áreas de intervenção incluem a linguagem oral, o reconhecimento de palavras, a compreensão leitora, a criatividade, a escrita e a motivação para a leitura. As mudanças e acções a desenvolver estão suportadas na literatura da especialidade procurando-se facilitar a transposição dos resultados da investigação para as práticas de ensino-aprendizagem. O processo de inovação está previsto que se concretize preferencialmente em contexto de sala de aula dirigido ao grupo turma. A planificação, a concepção de actividades e a construção de materiais são desenhadas num processo de consultadoria colaborativa entre educadores/professores e a equipa de coordenação. A implementação é da responsabilidade de educadores e professores em articulação com os pais e encarregados de educação. A avaliação das mudanças ocorridas é efectuada com a participação de educadores/professores e equipa de coordenação.


  • Escribomanias - O Clube Escribomanias pretende promover e trabalhar a competência da escrita.
    Ambiciona ser um local onde os alunos podem conviver com as palavras, jogar com elas e descobrir o prazer desse jogo, descobrir que elas podem mostrar uma nova face, um mundo diferente, e tomando como verdade a ideia de que “O caminho faz-se caminhando”, então também se aprende a escrever, escrevendo.
      Os trabalhos realizados serão divulgadas, através do Jornal da Escola ou na página do agrupamento: http://www.eb23-ribeirao.rcts.pt/Clubes/escribomanias.htlm.
    O clube articula ativamente com todos os docentes de Língua Portuguesa e docentes do 4ºano, do 1º ciclo, para que cada turma trabalhe a competência da escrita.


    Plano Nacional Leitura - Desenvolver em ambiente de sala de aula,  o projecto "O GOSTO PELA LEITURA" cujos objectivos são os de:
    - Desenvolver o gosto pela leitura e escrita;
    - Incutir hábitos de leitura e escrita;
    - Desenvolver a velocidade leitora e criar leitores fluentes com sentido critico; - Escrever com correcção ortográfica;
    - Dominar os diferentes tipos de texto;
    - Ajudar ao desenvolvimento da oralidade e escrita;
    - Contribuir para a formação de leitores;
    - Saber escrever histórias;
    - Incutir o gosto pelo trabalho cooperativo;
    - Explorar várias obras literárias inseridas no PNL;
    - Aproximar e envolver os pais/Enc. de Educação na vida escolar dos seus educandos.




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