Toda a gente sabe que os alunos desta sala gostam de fortalecer todos os músculos da face, principalmente os que se encontram junto aos lábios!
É vê-los movimentá-los constantemente a ver quem ganha o primeiro lugar numa corrida desenfreada, a quem nem sequer foi dada permissão para começar.
Não seria mau de todo se, associados a estes movimentos, não teimassem em juntar-se sons mais ou menos graves ou agudos, que iniciam uma conversa sem sentido, onde todos se querem fazer ouvir, mas onde, infelizmente ninguém se ouve, ou se deixa ouvir...
Este tipo de conversa não é saudável, farto-me de lhes dizer, e, chega muitas vezes a rondar a indisciplina! Ou melhor, pode mesmo ser vista como uma forma de indisciplina...
Os alunos falam, falam, falam e continuam a falar, mesmo
depois da professora os chamar à atenção. Mas, porquê
a necessidade de conversar nas aulas?
Muitas seriam as respostas à pergunta inicial, e pessoalmente acho quase todos os tipos de conversa saudáveis e construtivos, e aliados no desenvolvimento da nossa formação pessoal e social. É através dela que a professora e os outros colegas se podem ficar a conhecer melhor e descobrir quais as ideias, sugestões, gostos, qualidades, defeitos, vontades, pontos de vista, a possível solução na resolução de um problema....ufa!
Mas...alto e pára o baile!!!!
Quem quiser falar, ponha o dedo no ar!!! E polidamente, sabendo falar, e acima de tudo ouvir, conseguiremos mostrar tudo o que temos a mostrar!
Talvez seja por isso que eu utilizo e defino estratégias mais ou menos adequadas que ajudem a prevenir comportamentos indesejáveis, e um conjunto de regras que vão sendo reforçadas e que se tornam flexíveis ao longo do ano, de acordo com a melhoria ou não das atitudes dos alunos.
Lembrem-se que a professora tem como objectivo favorecer o desenvolvimento de comportamentos e uma forma de estar na vida para
o aluno, tornando-o ainda numa melhor pessoa...Talvez seja por isso que eu utilizo e defino estratégias mais ou menos adequadas que ajudem a prevenir comportamentos indesejáveis, e um conjunto de regras que vão sendo reforçadas e que se tornam flexíveis ao longo do ano, de acordo com a melhoria ou não das atitudes dos alunos.
Tenho dito!

Sem comentários:
Enviar um comentário