sábado

O Deita Abaixo...

Emoção, proveniente da palavra latina "emovere", significa impulso que convida a atuar.
Este ano letivo, no âmbito do projeto "Crescer a Brincar", e à semelhança do ano anterior, estamos a trabalhar e a tentar reconhecer, identificar e gerir as emoções.
Ao trabalhar no terceiro ano de escolaridade,  o manual « As emoções são nossas amigas», aprendemos que existem pensamentos bons, (o Relaxado, o Positivo, o Craque, o Três-Olhos), e os pensamentos maus (o Deita-abaixo, o Preto e Branco, o Ai-Jesus, o Chorinhas, o Convencido, o Preguiçoso e o Esquecido).
Agora, continuaremos com a sua ajuda na  aventura que viveremos com as histórias de «Eu controlo as emoções». 
Desta forma, ao depararmo-nos com o Deita Abaixo, quisemos partilhar algumas situações que já nos fizeram sentir diminuídos ou inferiorizados:

Já me senti/ou sinto como o "Deita-Abaixo"...
  • Quando estou a jogar dominó e estou a perder e o meu irmão começa a rir-se. (Ana)
  • Quando o meu pai diz que não sou capaz. (Andreia)
  • Quando perco. (Daniel)
  • Quando não consigo fazer uma coisa e os outros conseguem. (Daniela)
  • Quando gozam comigo. (Diogo)
  • Quando estou a tocar flauta, e os outros são sempre melhores.(Fábio)
  • Quando perco um jogo de futebol, e os outros festejam a vitória. (Gonçalo)
  • Quando alguém já está a acabar o trabalho e eu ainda a começar. (João Pedro)
  • Quando alguém me diz: «Sou melhor do que tu!» (Lara Cristina)
  • Quando dizem que são melhor que eu. (Lara Rita)
  • Quando o meu primo diz que eu sou fraco. (Luís)
  • Quando me culpam por pensarem que eu fiz alguma coisa má. (Maria)
  • Quando não me deixam jogar a algo que eu quero. (Mário)
  • Quando eu ainda não aprendi alguma matéria e a minha irmã goza, porque eu não sei responder a perguntas que ela faz.(Miguel)
  • Quando fico de castigo. ( Natália)
  • Quando alguém me faz muitas perguntas e eu não percebo nada. (Paulo)
  • Quando alguém me empurra. (Pedro)
  • Quando alguém me vence. (Rodrigo)
  • Quando não sou escolhido quando vamos a votos. (Rúben)
  • Quando me dizem que não consigo fazer algo.(Tiago)
  • Quando o Miguel e a Andreia terminam primeiro o trabalho do que eu.(Vítor)

    Sem comentários: