quarta-feira

E porque felizmente...

...a professora não sabe tudo, também tem de pesquisar!!!!!
Às vezes somos confrontados com tantas perguntas para as quais não temos resposta, do género:
- Ó professora! O céu não tem fim? Que somos obrigados a responder:
- Ó Fábio!!! Eu sei lá...nunca fui ao céu!
Outras vezes, até sabemos responder e não nos lembramos imediatamente da resposta, e muitas vezes não sabemos mesmo!
Esta conversa vem a propósito do nome de um animal que nos fez puxar pela cabeça...e puxar e puxar...porque não sabíamos se era um suricata, ou um soricato ou um sericate...ainda tentamos serigaita, mas ao Gonçalo, não lhe soou muito bem...
Por isso Miguel, Mário e Fábio e restantes...eu pesquisei o nome do "raio do bicho", e não é que acertamos!!!


"suricate, também chamado de suricato ou suricata (Suricata suricatta) é um pequeno mamífero da família Herpestidae, nativo do deserto do Kalahari
 Os suricates alimentam-se de pequenos artrópodes, principalmente escaravelhos e aranhas. Têm garras afiadas nas patas, que lhes permitem escavar a superfície do chão e tem dentes afiados para penetrar nas carapaças quitinosas das suas presas. Outra característica distinta é a sua capacidade de se elevarem nas patas traseiras, utilizando a cauda como terceiro apoio.
Estes animais são exclusivamente diurnos e vivem em colónias de até 40 indivíduos, que constroem um complicado sistema de túneis no subsolo, onde permanecem durante a noite. Dentro do grupo, os animais revezam-se nas tarefas de vigia e proteção das crias da comunidade."

1 comentário:

Anónimo disse...

"A sabedoria não nos é dada. É preciso descobri-la por nós mesmos, depois de uma viagem que ninguém nos pode poupar ou fazer por nós."
(Marcel Proust)
A professora Sandra não tem que saber tudo. Já sabe muito e continuará aprender.