quarta-feira

Histórias soltas...#2

A andorinha e a folha de Outono

Era uma vez uma andorinha que voava alegremente com as suas amigas.
Mas um dia, a andorinha pousou no chão ao pé de uma folha de Outono, que tinha caído à pouco tempo de uma árvore.
Então a andorinha achou-a tão bonita, que quis mostrá-la aos seus amigos. Pegou nela e voou até à beira delas e as amigas da andorinha disseram em conjunto:
- Que bonita! Vamos levá-la para casa?
E a andorinha respondeu:
- Sim, que bela ideia!
- Vamos levá-la para casa, mas só se a folha quiser, está bem? –Disse a andorinha
E a folha comentou:
- Sim, acho que sim, mas, cuidem bem de mim!
- Claro que sim, nós também temos mais amigas folhas. Se tu quiseres também podes conhecê-las. -Responderam elas.
Quando chegaram a casa a folha conheceu as outras folhas que também eram amigas dela da escola e a folha disse:
- Olá! Também fui apanhada por elas. E ainda bem que já vos conheço!
E assim as folhas viveram felizes para sempre com as andorinhas.

 Lara Cristina
Eu, a andorinha e a folha
 Num belo dia de sol, estava eu a passear pelo jardim, quando vi uma andorinha pousada a meus pés. Olhei para baixo e disse:
-Que bonita andorinha!
-Obrigada.
-Tu falas?
- Sim. Nunca viste uma andorinha a falar?
- Não!
- Não me mintas! Estás a ver agora!
- Tu és engraçadíssima! Como te chamas?
- Eu chamo-me Catarina e tu?
- Eu chamo-me Maria e também tenho uma irmã chamada Catarina, sabias? Tens irmãos?
- Sim, tenho dois.
- Como se chamam?
- A minha irmã chama-se Maria e o meu irmão chama-se João.
- Eu também tenho um irmão.
E de repente, ouviu a mãe chamar:
- Maria, anda almoçar.
- Andorinha, eu vou e volto, e se quiseres trazer uma amiga traz!
-Está bem! Tu vais ver a minha amiga e vais adorar.
-Xau andorinha, até logo.
Eu fui almoçar e voltei em cinco minutos e fui ter com a minha amiga andorinha, e à beira dela estava uma folha verde verdinha! E perguntei à andorinha:
-É esta a tua amiga?
-Sim.
-Como se chama?
-Chama-se Mafalda, mas ela está um bocadinho envergonhada.
-Não faz mal.
E estivemos ali a conversar as três até que chegou a hora de jantar.
-Ó Maria anda jantar.
-Ó mãe, a Mafalda e a Catarina podem jantar connosco?
-Sim, claro.
E fomos todos jantar.
A minha mãe gostou tanto das minhas amigas que todos os dias iam jantar a minha casa.
 Maria João

  A conversa

Era uma bela tarde de Outono sem chuva e sem vento. Uma andorinha estava a passear e viu uma folha deitada no chão muito triste, e disse à folha:
-Ei, tu aí em baixo, porque não voas? – disse a andorinha admirada.
E a folha respondeu:
-Porque não há vento e eu não tenho asas! É por isso que não posso voar, porque o vento é que me eleva no ar! Disse a folha.
A andorinha chamou o vento dizendo:
-Oh vento…!
E o vento veio e ouviu o que a andorinha queria.E ela pediu-lhe assim:
-Vento, será que pode pôr a minha amiguinha no ar?
E o vento lá levantou a folha no ar.
E a folha, a andorinha e o vento lá brincaram toda a tarde.
E por fim foram dormir.

Mário Rui

 A idade dos porquês

 Era um dia lindo de Outono, ou melhor, não era assim tão lindo, porque estava vento e as folhas voavam pelos ares, mas para um dia de Outono até estava razoável.
E uma andorinha pequena chamada Sinhá estava a imigrar e queria saber porquê. Então estava sempre a perguntar: -Por que é que estamos a viajar?! Estávamos tão bem no nosso ninho!
E os pais não lhe ligavam.
Houve uma forte rajada de vento e as asas da Sinhá não aguentaram, então caiu.
A sua sorte foi cair num fofo e quente monte de folhas.
Ela ouviu umas vozes e viu que era uma folha que tal como ela, estava sempre perguntar:
-Por que é que está muito frio?
E os pais nem lhe respondiam.
A andorinha foi-se encontrar com a folha e disse que acontecia o mesmo consigo, e a folha disse:
-Sabes aquele carvalho velho é muito sábio e nós podíamos ir lá perguntar o que quisermos!
-Então vamos lá! – disse a andorinha ansiosa.
Mas a folha disse:
-Há um problema! Ele é muito alto e não nos consegue ouvir, por isso temos de ir lá cima.
E a andorinha teve uma ideia:
-Podíamos voar até lá! Tu vinhas às minhas costas e estava resolvido!
E assim foi, voaram até lá cima e perguntaram o que tinham a perguntar.
E o carvalho respondeu: -Estão na idade dos porquês!
Miguel José




Sem comentários: