segunda-feira

Avaliação do Projeto Educação para a Saúde - 1º período

Tendo em conta a pertinência da importância de uma alimentação equilibrada para uma vida saudável quer física, quer mental, constata-se que os hábitos alimentares se alterara, assim como os alimentos consumidos.
Neste período e tendo em conta a alta taxa de obesidade infantil que se vai registando, é de todo importante que, já nas crianças mais novas, se invista na aquisição de hábitos alimentares saudáveis e se promova o consumo de alimentos que, hoje em dia, os próprios pais muitas vezes também não consomem.
No âmbito do projeto Alimentação/Atividade Desportiva desenvolveram-se atividades variadas em articulação com o professor Jorge Ferreira, que passaram desde diálogos a atividades rítmicas, desenvolvidas pelo professor, que levaram os alunos, a dar ainda mais importância à atividade física, na gestão dos seus hábitos alimentares.
Foi feita uma recolha de alimentos saudáveis, que se traduziu na criação de um livro de receitas que passou de casa em casa, e onde pais e filhos puderam de forma criativa, partilhar as ementas com os restantes membros da turma. Este livro andarilho intitula-se «Livro de Receitas». Outra atividade que se proporcionou neste círculo foi a distribuição da fruta escolar, que só começou a ser distribuída na última semana de dezembro.
Fica aqui esta partilha do resultado obtido, que foi satisfatório, e cumprido, e que pretendeu sensibilizar toda a comunidade escolar para o valor da alimentação saudável e exercício físico.