terça-feira

Ensaio ou simulacro?

Hoje, fizemos uma experiência para um simulacro de incêndio. 
Como todos devem saber, um simulacro é um exercício, uma simulação ou fingimento de algo, e neste caso, é uma simulação de incêndio.
O que parecia um incêndio apenas se tratou de um ensaio, para um posterior simulacro,  que serviu para avaliar os meios técnicos disponíveis e a capacidade de resposta dos mesmos. este tipo de ações permitirá,  detetar as falhas e melhorar alguns aspetos para assim ser dado cumprimento a todas as regras de segurança no futuro.
O alerta foi dado às 15h 00m e os alunos acompanhados dos respetivos professores, e restante comunidade educativa, demoraram cerca de dois a três minutos a sair dos edifícios.
Depois de toda a comunidade educativa se concentrar e estar em segurança no ponto de reunião (campo de jogos exteriores), procedeu-se à verificação dos alunos junto de todas as turmas.
Quinze minutos depois, e após o dialogo que a coordenadora  estabeleceu com miúdos e graúdos, todos os alunos se encontravam nas respetivas salas de aula.
No que concerne à avaliação do exercício de evacuação esta turma conclui que, de uma maneira geral, o simulacro foi satisfatório, no entanto o chefe de fila, a caminho do  local escolhido para a concentração, não parava de refilar, dizendo:
- «Uia, este chão é sintético, logo é altamente inflamável!...»
Do meu ponto de vista, o rapaz  está correto.
No entanto, regras são regras, e no que diz respeito à nossa segurança, devemos segui-las...