quinta-feira

Histórias soltas...#27


Era uma vez uma menina gotinha de água que se chamava Maria. Essa gotinha andava numa escola no mar.
A escola da gotinha Maria chamava-se Escola nº1 do Mar. A escola era grande e tinha quatrocentos e seis alunos, vinte e três professores e quarenta e dois auxiliares.
Um dia quando a gotinha estava a almoçar, sentiu que a comida tinha plástico, e foi ter com as cozinheiras.
-Dona Emília, encontrei um pedaço de plástico juntamente com a enguia.
-O quê? Isso não pode ter acontecido!
Quando a gotinha Maria se sentou, veio a turma toda.
Foram-se todos queixar à Dona Emília e ela disse que ia ter mais cuidado com a comida que pescava.
A Dona Emília quando foi embora foi-se queixar  à Câmara Municipal de Maraficão.
-Senhor Presidente, eu tive reclamações com a comida, porque tinha plástico.
-O quê? Não pode ser! Eu vou fazer tudo para que amanhã não tenham sardinhas com plástico.
E nunca mais houve comida com plástico.

Maria

Um dia estava eu no acampamento das gostas braçadeiras (escuteiras)  quando o meu grupo acendeu uma fogueira. E no escuro da noite, o guia começou a…cantar.
O meu guia é um velho polvo, e ao falar só lhe saem bolhinhas, por isso quase não percebi nada do que disse.
Mas eles estavam tão entusiasmados a cantar que deu para perceber alguma coisa.
A única palavra que compreendi foi “ o ciclo da água”. Fiquei curioso e perguntei mais coisas sobre isso:
-Desculpe! Senhor Tentáculos, pode-me falar mais sobre “o ciclo da água”?!
- Claro! Minha pequena gota, isto é assim: Como tu ainda és pequena, ainda vives no mar, mas quando fores crescida e o sol te beijar, vais para junto dos teus pais.Depois vais formar nuvens, cair, infiltrar-te na terra e formar um lençol de água até encontrares uma nascente para te levar de novo até ao mar.
-Vou morrer! – disse eu.
(É verdade, sei o que vocês vão pensar, os meus pais morreram, sim, como os adultos dizem: foi para o céu, evaporou, literalmente!)
Fui crescendo, e nunca mais me lembrei do ciclo da água, até que um dia, estava eu a jogar à bola com os meus amigos, senti muito calor e evaporei-me.
Viajei até lá cima e formei uma nuvem.
Quando estava quase a descer, choquei com outra nuvem e adivinhem quem lá estava: os meus pais, queridos pais.
Conversamos, conversamos, agarrei-me a eles e saltamos para o mar.
Foi a minha maior aventura.

Miguel


Sem comentários: