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Dez factos que os pais precisam saber sobre a leitura...


1. A leitura é a área de aprendizagem mais importante. Porquê? Porque uma criança precisa de saber ler para obter sucesso em todas as disciplinas. É extremamente difícil resolver problemas na Matemática se não se conseguir lê-los. Como responder a perguntas em História ou Ciências se não se conseguir ler o manual?
Se é assim tão importante, como é que uma criança “se torna um craque” na leitura? Leia.

2. Em todo o mundo, as crianças que lêem mais lêem melhor. Isto aplica-se a todas as classes sociais: ricos e pobres, urbanos e rurais. Em todos os escalões de rendimentos, quanto mais as crianças lêem em casa, melhores notas têm na escola. Os alunos provenientes de famílias mais pobres são os que apresentam um ganho mais significativo quando começam a ler mais.
Então como fazer com que eles leiam em casa? Leia.

3. Os seres humanos procuram o prazer. Se gostamos de algo, fazemo-lo repetidas vezes. Escolhemos os restaurantes preferidos e pedimos a comida e a bebida de que gostamos – não o que não nos agrada. Então, se quer que o seu filho visite a leitura mais frequentemente, faça com que ele goste de ler.
E como fazer com que eles gostem assim tanto?Leia.

4. Leia-lhes em voz alta desde a primeira infância. Inicialmente, o som da sua voz será uma fonte de calma, fazendo com que a criança identifique o leitor e o livro com segurança. À medida que a criança cresce, cresce também a quantidade de tempo que deve passar a ler-lhe – começando por poucos minutos e indo até pelo menos vinte minutos, de livros ilustrados até livros mais extensos, em capítulos.
Compreendo os benefícios de ler a crianças, mas pensava que a partir do 1º ano devia ser o meu filho a ler-me. Como é que ele pode melhorar na leitura se for eu a ler?Leia o próximo parágrafo.

5. A compreensão oral antecede a compreensão escrita. Precisamos de ouvir uma palavra antes de conseguirmos dizê-la, lê-la, escrevê-la. Se nunca tivermos ouvido a palavra “enorme” em contexto, não a compreenderemos quando precisarmos de a ler ou escrever. O cérebro de uma criança tem uma espécie de “reservatório de palavras” e uma das funções dos pais é colocar lá dentro tantas palavras que façam esse reservatório transbordar para o discurso oral e depois para a leitura e para a escrita. Aos quatro anos de idade, uma criança rica terá ouvido 45 milhões de palavras, em família, enquanto uma criança pobre terá ouvido apenas 13 milhões. Esta diferença de 32 milhões de palavras equivale a um ano de vantagem para a criança rica. Factor importante: uma criança passa cerca de 1100 horas por ano na escola e 7600 horas por ano em casa. Quem é o professor mais importante?
A que idade se deve deixar de ler a uma criança?Leia.

6. As crianças lêem a um nível e ouvem a um nível mais elevado. Normalmente, só pelo 8º ano é que a leitura alcança a audição. Isto significa que uma criança que frequenta o primeiro ano consegue ouvir e compreender livros de 3º e 4º ano, que ainda não consegue ler. Estes livros mais extensos apresentam gradualmente novas palavras, novas ideias, e um mundo para além do bairro em que a criança vive – o que os ajuda a compreender melhor o que precisam de ler nos seus manuais escolares.
E as famílias que não podem comprar livros? Leiam.

7. Os campeões Olímpicos de esqui vêm de países onde há neve. Há investigações que demonstram que as crianças em cujas casas existe mais material de leitura – livros, revistas, jornais – lêem melhor. Além disso, utilizam a biblioteca mais do que os que têm notas mais baixas. As bibliotecas são o local onde podemos encontrar mais e melhores livros – todos gratuitos. É bom não esquecer que um livro usado que custe 50 cêntimos tem as mesmas palavras que uma cópia novinha em folha que custa € 12,90. As famílias de leitores utilizam um kit de sobrevivência: livros, um cesto com livros na casa de banho e um candeeiro de cabeceira. Coloque um cesto com livros e revistas na casa de banho e outro junto à mesa da cozinha. Coloque um candeeiro na mesa-de-cabeceira do seu filho e conceda-lhe o privilégio de ter a luz acesa durante mais 15 minutos para ler (ou apenas para ver as imagens num livro) na cama. Este poderá ser o mais importante curso nocturno que ele virá a frequentar.

8. Os factos de uma criança ver demasiada televisão e ter más notas na escola estão intimamente ligados. Dito de uma forma simples: aqueles que vêm mais televisão são os que lêem menos. Está demonstrado que ver até 10 horas de televisão por semana (1h15min por dia) não tem impacto no aproveitamento escolar, mas se uma criança vir televisão durante mais tempo as suas notas caem. Hoje em dia, 60% das crianças tem televisão no quarto. Em média, uma criança passa 1460 horas por ano a ver televisão ou DVDs e em jogos de computador, o que equivale a ver E Tudo o Vento Levou 392 vezes num ano.
E que tal comprar daqueles programas de computador ou CDs anunciados na televisão que ensinam a ler?Leia.

9. O aparelho mais barato para ensinar a ler já está lá em casa. As crianças finlandesas são, em todo o mundo, as que lêem melhor. Utilizam-no com muita frequência e é grátis. São as legendas nos programas de televisão. Liga-se através do telecomando da televisão. Inconscientemente, as crianças absorvem palavras e os seus sons, estabelecendo relações sobre como se utiliza o discurso escrito. Todo o texto escrito conta.
E os audiolivros – contam?Leia.

10. Embora não seja tão boa como um adulto a ler, ao vivo, que pode interromper para explicar um detalhe da história, uma voz gravada é melhor do que nada. Além de que é uma grande ajuda para um pai ou uma mãe que tenha algum problema relacionado com a leitura ou com a fala, ou para quem o Português não é a língua mãe. (Acontece que ler a uma criança numa língua estrangeira resulta igualmente no enriquecimento do vocabulário e estabelece uma ponte para o amor aos livros e à leitura.) As bibliotecas públicas começam a ter uma boa oferta de audiolivros – todos gratuitos.

Fonte: Jim Trelease

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