quarta-feira

Aprender a estudar...

O estudo é importante porque ajuda a criança no seu desenvolvimento pessoal e maturativo.
Há que ensinar a estudar, a programar, a organizar-se, a concentrar-se, a aproveitar e a dosear o tempo. Este processo deve-se ir estabelecendo desde a infância como um dos hábitos diários que se deve aprender.
Para ser eficaz nos estudos, é preciso cultivar a atenção, a motivação, o ânimo capaz de poder assimilar o que se estuda e a concentração para não se ver submetido a contínuas distrações. Obviamente, é preciso vontade, empenho e constância.
A concentração pode ser fomentada em casa a partir de tenra idade, por exemplo, desenhando, fazendo puzzles, escrevendo um conto e lendo-o.
Deve ser criado um hábito de estudo no dia-a-dia, um horário, um ambiente propício e desenvolver a capacidade para se isolar, para se concentrar em silêncio.
Tem de haver um lugar para estudar, onde não tenha distrações, uma mesa e uma cadeira que lhe sejam cómodas e uma luz que lhe permita realizar os seus trabalhos.
Há que dotá-lo de todos os recursos necessários para que não se tenha de levantar uma vez que começou a estudar, já que perderia toda a concentração.
É importante começar a estudar pelas matérias mais complexas e terminar com as que requerem menor esforço.
Os tempos de estudo e de ócio devem ser claramente diferenciados. Enquanto não terminam as suas tarefas, não terão jogos, televisão ou outras atividades.
É necessário estudar durante algumas horas, mas é negativo estar sempre a estudar em detrimento de outras atividades também necessárias. Quando virmos que a criança está cansada, é melhor que tenha um tempo de descanso para que não se esgote.
O estudo é fundamental para a aprendizagem, mas ele próprio também passa por um processo de aprendizagem.
No fundo, também é preciso aprender a estudar. Completamente. E de forma adaptada a cada pessoa, a cada fase e a cada circunstância.

Sem comentários: