sábado

Bons Conselhos...sobre higiene oral...

Esta semana deitamos mão à obra e resolvemos enviar para os pais, alguns conselhos sobre o que eles deveriam ou não fazer com a saúde dos nossos dentinhos. Este foi o resultado final...


No entanto, nunca é demais relembrar o assunto!

A saúde oral está intimamente ligada com o bem estar geral de cada um de nós, sendo um factor que contribui para manter ou restabelecer as condições físicas, emocionais e sociais necessárias ao aumento das nossas capacidades individuais, melhorando a nossa qualidade de vida.
Infelizmente podemos dizer que grande parte da nossa população em geral sofre das principais doenças orais, a cárie dentária e a doença periodontal (doença das gengivas). É assim urgente que a educação e promoção da saúde oral se torne uma realidade no nosso país. Apostando na iniciativa individual, com a aprendizagem de técnicas especializadas e adequadas às necessidades de cada um, é sem dúvida nenhuma o melhor meio de alcançar um bom nível de saúde oral.

Qual a origem das principais doenças orais?
O inimigo nº1 dos nossos dentes é a placa bacteriana.
A placa bacteriana é uma massa esbranquiçada, que se forma diariamente, colonizada por bactérias, fortemente aderente à superfície dos dentes e gengivas. A placa acumula-se em maior quantidade no sulco gengival (espaço entre o dente e a gengiva) e nos espaços interdentários.
SÃO AS BACTÉRIAS DA PLACA BACTERIANA QUE PROVOCAM A CÁRIE DENTÁRIA , mas felizmente a placa bacteriana pode e deve ser removida diariamente, utilizando as técnicas correctas de higiene oral.


O que é a cárie dentária?

É uma doença infecciosa que se manifesta após a erupção do dente e que origina o amolecimento progressivo das estruturas dentárias levando à formação de cavidade. Para que se inicie uma cárie, as bactérias da placa bacteriana produzem ácidos que vão destruir o esmalte dentário. Estes ácidos são o resultado da fermentação dos alimentos ricos em açucares, também chamados hidratos de carbono (por exemplo os doces).

DENTE + PLACA BACTERIANA + AÇUCARES + TEMPO = ÁCIDOS =
DESTRUÍÇÃO DO DENTE

Mas está ao nosso alcance evitar tudo isto se seguirmos as seguintes regras:
  • Remover o máximo de placa bacteriana sem causar traumatismo gengival ou dentário
  • A duração da escovagem não deve ser inferior a 2 minutos
  • Coloca-se a escova com uma inclinação de 45º de forma a que os pêlos penetrem entre o dente e a gengiva
  • Escova-se um maxilar de cada vez(superfície externa e interna), iniciando a escovagem nos molares(atrás), avançando até aos molares opostos
  • Fazem-se 10 movimentos pequenos de vai e vem em cada área abrangida pela escova
  • Em seguida, as superfícies mastigatórias de ambos os maxilares
  • No fim deve-se escovar a língua no sentido horizontal, de trás para diante
  • Bochechar vigorosamente e cuspir
  • Lavar a escova e colocá-la no copo com os pêlos virados para cima
  • Escova os dentes com uma pasta com flúor
  • Escovar com fio dentário ou escovilhão interdentário.
Joana Figueiredo Freire (Higienista Oral)